sábado, 1 de outubro de 2011

Parábolas e Afins de Jesus Cristo (1)

Os meus blogues
http://www.institutosacarneiro.pt/ “Europa” - Maria de Portugal
http://www.psd.pt/ Homepage (rodapé) - “Povo Livre” - salvar (=guardar)
chiadoeditora@gmail.com
foreignrights.chiado@gmail.com
http://www.radiosim.com/
http://www.antena2.rdp.pt/
http://www.custodiosdemaria.pt/ (terço + livrinho das orações do terço)
-------------------------------------------------
Quero partilhar convosco este meu trabalho “Parábolas e Afins de Jesus Cristo” que consiste em comentários meus sobre extractos de textos da Bíblia Católica. Espero que a minha reflexão ajude outras reflexões, coincidentes ou não. Tudo de bom!
Parábola sobre a oração
“Jesus Cristo disse-lhes ainda: - Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser:
  • Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer.
E se ele lhe responder lá de dentro:
  • Não me incomodes, a porta está fechada; eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar.
Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser amigo; ao menos levantar-se-á, devido à impertinência dele e dar-lhe-á tudo quanto precisar.” (S. Lucas 11, 5-7)
comentário
Parece-me haver uma certa dificuldade em relacionar esta parábola com a oração; então vamos pedir o discernimento para a tentar compreender na sua totalidade.
1.o – temos um amigo que vai à casa de outro amigo a meio da noite para fazer um pedido de algo que precisa naquela altura. Então neste caso temos a oração-pedido ou prece feita durante a noite. E o que é que acontece: a porta está fechada.
Acontece que nós temos o dia e a noite. Sabemos que são dois universos opostos e sabemos que há pessoas celestes com túnicas brancas e sabemos que há pessoas celestes com túnicas pretas. Pois bem, as pessoas celestes de túnicas brancas estão activas durante o dia e as outras durante a noite. Sabemos também que a Terra pertence ao dia quando é dia e pertence à noite quando é noite e o interior da Terra pertence às trevas e à escuridão permanentes.
Quando anoitece, as portas do céu fecham-se e as pessoas celestes do bem descansam e nós dormimos. Cada um de nós tem mensageiros e se for um convertido, estes mensageiros são do céu. Os das trevas gostam de destruir e molestar os convertidos durante a noite, pois estão no seu período activo. E agora?
Deus e o Pai, Jesus Cristo vão deixar os seus serem molestados/destruídos?
Não, o convertido pede auxílio insistentemente até ser atendido.
Quando começa a pedir auxílio, o mensageiro que habita o convertido, desloca-se ao céu e bate à porta o céu até ser atendido e esclarece o que se passa. Então, apesar de as portas do céu estarem fechadas e todos a descansar, elas abrem-se e as pessoas celestes vêm em socorro do seu protegido.
Como é sabido, as orações fazem-se ao longo do dia, ao deitar-se e nos momentos de aflição durante a noite, pois no céu também se descansa.


Sem comentários:

Enviar um comentário