terça-feira, 9 de novembro de 2010

Paulo Coelho e o Mestre

= AS MINHAS LEITURAS =
DIÁLOGOS COM O MESTRE de Crónicas de Paulo Coelho
(na revista Viva+, nº37,24-11-2006)
PC – Muitas vezes me sinto ignorado por Deus, embora saiba que O tenho ao meu lado. Por que é tão difícil estabelecer um diálogo com Deus?
M – Por um lado sabemos que é importante buscar Deus. Por outro lado, a vida quotidiana distancia-nos de Deus porque estamos ocupados com o nosso quotidiano. Isto dá-nos um sentimento de culpa muito grande; ou achamos que estamos renunciando demasiadamente à vida por causa de Deus ou achamos que estamos renunciando demasiadamente a Deus por causa da vida. Esta aparente lei dupla é uma fantasia: Deus está na vida e a Vida está em Deus. Se conseguirmos penetrar na harmonia sagrada do nosso quotidiano, estaremos sempre no caminho certo porque as nossas tarefas diárias são também as nossas tarefas divinas.
PC – Mas que tipo de prática posso usar de modo que possa acreditar realmente no que me está dizendo?
M – Quando começamos o nosso caminho espiritual, queremos falar muito com Deus e acabamos por não escutar o que Ele tem para nos dizer. Por isso é aconselhável descontrair-se um pouco. Não é fácil; temos a tendência natural de sempre fazer a coisa certa e achamos que vamos conseguir melhorar o nosso espírito, se trabalharmos sem cessar.
PC – Está a dizer-me que devo ser passivo e não me tentar melhorar a mim mesmo?
M – Depende de como você vê o seu trabalho. Podemos achar que tudo o que a vida nos oferece amanhã é repetir o que fizemos hoje e ontem. Mas, se prestarmos atenção, vamos reparar que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma bênção escondida; uma bênção que só serve para este dia e que não pode ser guardada ou reaproveitada. Se não usarmos este milagre hoje, ele se perderá.
PC – Mas não existe uma maneira segura de estabelecer este diálogo com Deus, como a meditação, por exemplo? Ou com o esforço de tentar melhorar a mim mesmo todos os dias?
M – A sua pergunta mostra um homem comprometido com uma ideia e basta manter este ponto de interrogação sempre presente que tudo se irá encaixar. As condições ideais que você busca não existem. Certos defeitos jamais conseguirão ser eliminados. O segredo consiste em saber que, apesar de todos os seus defeitos, você tem uma razão para estar cá e precisa honrá-la. Procure ir além dos limites aos quais está acostumado. Seja, durante dez minutos por dia, aquela pessoa que sempre desejou ser. Se o problema é inibição, force a conversa. Se o problema é a culpa, sinta-se aprovado. Se acha que o mundo o ignora, procure conscientemente atrair todos os olhares. Vai passar por uma ou outra situação difícil, mas vale a pena. Quem consegue ser o que sonhou durante dez minutos por dia, já está fazendo um grande progresso. ❐
mailto:www.eu.maria.figueiras@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário